sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aquecedor Solar

O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais, interessante ser uma fonte energética inesgotável, abundante e gratuita. O reservatório térmico é responsável por armazenar toda a água aquecida nos coletores, e para isso deve possuir características especiais para que o sistema opere em níveis máximos de eficiência. O reservatório térmico deve ser instalado, se possível, no interior das habitações (para protecção atmosférica e térmica) a um nível superior aos colectores, por forma a que a canalização seja o mais vertical possivel, dispensando assim a bomba de circulação.
Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletor solar (placa) e reservatório térmico (boiler) A circulação entre os coletores e o reservatório pode ser forçada, isto é com o emprego de bomba de circulação, ou natural, aproveitando as diferenças de densidade entre a água mais quente e a mais fria. Esta forma de circulação é conhecida como termossifão.
Os coletores solares Tégula possuem classificação “A” do INMETRO: garantia de economia na instalação e na sua conta de luz, com alta eficiência térmica na absorção do calor do sol, mesmo nos meses de inverno. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário